Quem é Carlos Nadalim?

Professor de filosofia com mestrado em Educação, tem tido o seu nome posto em destaque pelo trabalho que tem desenvolvido na Escola Mundo do Balão Mágico, na cidade de Londrina no Paraná, onde tem residência.  É casado com Bárbara e pai de dois filhos, Teresa e Francesco.

Carlos nadalim

 Nadalim criou um método para alfabetizar crianças que tem demonstrado grande sucesso. Os resultados que tem obtido estão sendo reconhecidos pelos parlamentares em Brasília, o que o levaram a vencer o prêmio “Darcy Ribeiro”, que é concedido uma vez ao ano pela Comissão de Educação do Governo.

Fundou o blog “Como educar seus filhos” junto com Arno Alcântara, onde ensina sobre educação infantil, com vídeos, artigos diversos, entrevistas e onde fala principalmente sobre a alfabetização no lar através do curso “Ensine seus Filhos a Ler – Pré-Alfabetização”. Usando os recursos da internet, o blog transformou-se num site que dá cursos ao pais de crianças nas variadas faixas do ensino fundamental. Com o canal do You Tube fundado em 2013, o professor Nadalim tem conquistado um número cada vez maior de seguidores que desejam mais do que as escolas têm oferecido.  Por causa do sucesso que alcançou com seus vídeos, ele se motivou a escrever e publicar dois livros intitulados “Maravilhamento” e “Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura.”

Indo contra o pensamento de Paulo Freire (que criou um modelo pedagógico crítico e político com forte influência marxiana, atualmente em vigor), Nadalim vai na contramão do sistema da maioria das secretarias de educação e é adepto e entusiasta do homeschooling.

Como professor de filosofia, quando lecionava nas universidades do Paraná em 2011, ele se surpreendia com as várias dificuldades que a maioria dos alunos estavam enfrentando para ler e entender textos simples. Fez algumas tentativas para solucionar os problemas, no entanto não estava alcançando os efeitos desejados. Sua mãe, que era então a diretora de uma pequena escola que ela mesma criou, num bairro operário de Londrina, Paraná, teve que se ausentar do cargo por um período, levando Nadalim a assumir a coordenação no lugar dela.

Foi então que, ali, onde ele e sua irmã haviam estudado quando crianças, ele pode observar e dar nome ao problema: analfabetismo funcional. Esse é um mal que cria muitos problemas sociais a curto e longo prazo, levando ao desemprego e a criminalidade e atingindo boa parte da área universitária brasileira. As causas desse problema começam durante o período de pré-alfabetização e a alfabetização.

O fracasso no ensino básico repercute na formação intelectual do ensino superior e o ENADE tem mostrado o caos cultural do intelecto dos estudantes que tem se refletido em todas as áreas da nossa sociedade.

Mais da metade dos alunos de 3º ano não conseguem ler e muito menos interpretar o que leem, sem falar das séries seguintes, o que acarreta muitas dificuldades para os professores poderem ensinar as matérias.  O resultado tem sido crianças que crescem semianalfabetas, sem condições de assumirem um bom emprego levando muitos a escolherem o crime.

Essas observações motivaram Nadalim a criar um método de ensino que fosse eficiente para alfabetizar as crianças. No programa desenvolvido, entraram aulas de exercícios físicos (pois essas atividades ajudam no aprendizado), e a implantação de um coral, que conecta a música na fluência da leitura.  A aplicação da abordagem fônica (uso dos fonemas) de Olavo de Carvalho foi fundamental. O resultado começou a aparecer em poucas semanas quando as crianças começaram a demonstrar grandes mudanças na leitura, lendo com facilidade e memorizando textos clássicos da nossa língua. O professor Nadalim, em seu projeto, ensinou até latim para crianças de 8 anos, já que essa língua desperta a compreensão e a fluência da linguagem oral. Através dessa metodologia, Nadalim conseguiu alfabetizar os alunos até o final do 1º ano, o que alavancou o aprendizado para os anos seguintes, libertando as crianças e professores dos anos seguintes das grandes dificuldades encontradas hoje.

Carlos Nadalim é um grande apoiador e contribui para o crescimento do homeschooling, defendendo que a família é quem deve protagonizar a educação dos filhos.  Devido ao fato de seu site “Como educar os filhos” estar despertando e ajudando os pais a alfabetizar e dar continuidade ao ensino dos filhos, o interesse por essa modalidade de ensino tem se propagado e firmado cada vez mais. Há um número cada vez maior de pais descontentes com o sistema educacional e decidindo ensinar os filhos em casa, com ótimos resultados.

Na educação formal do Brasil, existe a crença de que ensinar compete apenas às escolas, no entanto, a qualidade do ensino praticado tem sido questionável, estando nos últimos lugares nos testes internacionais, pois as crianças terminam a escola sem saber ler e escrever corretamente. Em meio a esse cenário, Carlos Nadalim tem sido nome de referência, ensinando os pais a ensinarem seus filhos com a prática do homeschooling.

Confira também:

Material para homeschooling

Como ensinar seu filho a ler e escrever