Como ensinar meu filho a ler e escrever

A alfabetização é o primeiro contato da criança com a educação formal. No processo, ela aprende que o estudo é uma tarefa estimulante e compensadora, ou, dependendo dos métodos e explicações adotadas por seus educadores, aprende que estudar pode ser, igualmente, uma tarefa cansativa, maçante e improdutiva.

Por essa razão, é muito importante que você pai, mãe ou educador, conheça a metodologia correta para alfabetizar e organize suas aulas fundamentando-se nos princípios certos.

Se você está procurando um material de alfabetização completo, conheça a nossa Formação 1 (clique aqui): material didático especialmente desenvolvido para o ensino da leitura e da escrita.

Como começar?

Em primeiro lugar, tente entender a perspectiva da criança não alfabetizada. O que será que ela pensa e sente quando vê um texto? Você pode ter uma ideia aproximada fazendo o seguinte exercício:

Você consegue dizer qual é o assunto do título dessa manchete de jornal?

Provavelmente não. Para você começar a entender, talvez alguém tenha que lhe mostrar uma imagem relacionada e explicar o que significa cada símbolo. A maneira como a criança não alfabetizada encara um texto é muito similar. Para ela, inicialmente, as letras, as palavras e as frases não passam de símbolos sem sentido.

Com isso em mente, vamos apresentar, a partir de agora, as etapas necessárias para uma alfabetização completa.

1) Explique a diferença entre letras, desenhos e símbolos

Nessa etapa, a ideia é mostrar que letras não são as mesma coisa que desenhos e símbolos:

Explique para a criança que as letras foram escolhida para registrar a nossa fala. Tudo que queremos falar pode também ser escrito.

2) Mostre a ordem de leitura: da esquerda para a direita

Você pode pegar um livro de história infantil e contar para a criança, passando com o dedo por cima do texto à medida que você lê. Isso vai ajudá-la a perceber que a leitura é sempre feita da esquerda para a direita.

3) Ensine o alfabeto e as letras iniciais das palavras

Agora que a criança já possui uma ideia geral sobre o que são letras e a ordem de leitura, é hora de começar a ensinar o alfabeto. Existem muitas atividades, na internet e em livros didáticos, para a montagem do alfabeto. Abaixo sugerimos uma delas:

É importante que você coloque o alfabeto em um lugar frequentado pela criança: a visualização diária irá facilitar a memorização das letras e a brincadeira “que palavra começa com…” pode ser repetida várias vezes a partir desse estímulo visual.

Obviamente, a criança não aprenderá as 26 letras da noite para o dia. Este é um processo lento mas contínuo, alimentado sempre por perguntas como:

  • “A palavra ____ começa com que letra?”
  • “Qual a palavra que começa com a letra _____?”

O ideal é sempre manter essa relação entre letra e palavra. Exemplos: “M de maça”, “E de elefante”, “C de casa”. Enfatize claramente o som da letra inicial e aponte para a sua forma escrita sempre que for ler uma palavra para a criança. Você também pode utilizar o vídeo abaixo preparado especialmente para que você consiga ensinar e praticar o som de cada uma das letras com seu filho:

4) Ensine as vogais e os fonemas de forma lógica

A quarta etapa é apresentar as vogais (A, E, I, O, U) a partir de jogos e atividades didáticas e depois unir essas vogais em sílabas simples (consoante + vogal).

Tente começar com sílabas que possuam consoantes fáceis de serem pronunciadas: “F, L, M e S” são bons exemplos.

Explique à criança:

Quando unimos as letras “F” e “A”, formamos “FA”. Se unirmos “F” com “E”, formamos “FE”, e assim por diante:

  • FA
  • FE
  • FI
  • FO
  • FU

Apresente palavras formadas por essas sílabas (FACA, FOCA, FOTO…) e explore-as por meio de jogos, exercícios escritos e orais. Durante a leitura de palavras, sempre deixe claro o som de cada letra e solicite a repetição desses sons e a escrita das letras correspondentes. Dessa forma, a criança vai entender que o objetivo das sílabas é servir como base de “blocos” para a formação de palavras.

Abaixo disponibilizamos um link com uma série de jogos, desenvolvidos por nosso equipe, para serem usados nessa etapa:

Continue apresentando todas as famílias silábicas, enfatizando o som e a escrita das letras. O entendimento da lógica da formação da sílaba simples vai gerar um primeiro sentimento de confiança na criança.

5) Ensine a escrita do nome

Mesmo que o nome da criança não seja tão fácil de se escrever, é importante que ela aprenda, pois trata-se de um significado muito profundo: sua identidade.

A criança nesse ponto irá se sentir confiante de que sabe não apenas falar, mas escrever seu próprio nome.

6) Continue ensinando palavras em textos e separadamente

Uma boa atividade nessa etapa de educação é recortar em um papel as sílabas que a criança já aprendeu e unir para formar palavras:

Por exemplo: “DA-DO”, DE-DO”, “LU-A”, “FO-FO”, “LA-DO”, “FA-DA”, “BE-LA”, “BI-FE”, “LO-BO”, “FI-O”, “DI-A”, etc.

Repare que a criança agora já será capaz de entender o principal padrão: sílabas formam palavras.

Mostre as palavras aprendidas em textos e trabalhe com rimas. Você também pode estimular a criança a escrever frases simples.

7) Ensine a criança a escrever e ler os nomes dos pais

O próximo passo é saber ler e escrever o nome dos pais, pois são palavras que também possuem muito significado para ela.

Também é interessante ensinar a ler e escrever o nome de algum(a) amigo(a) próximo à criança. É uma forma de estimular o seu filho a encontrar prazer na leitura e na escrita, pois ele estará vendo, na prática, a utilidade delas.

8) Continue o processo de formação de sílabas e palavras, aumentando lentamente o grau de dificuldade

Aos poucos, você pode ensinar combinações mais difíceis e palavras mais longas. Nesse ponto, procure sempre unir o aprendizado da alfabetização com a leitura de livros infantis.

Exemplo de sílabas e combinações complexas:

TRA, TRE, TRI, TRO, TRU;

PRA, PRE, PRI, PRO, PRU;

FRA, FRE, FRI, FRO, FRU;

AN, EN, IN, ON;

AM, EM, IM, OM;

GUA, GUE, GUI.

9) Conte histórias e peça para a criança ler em voz alta

Contar histórias para a criança é uma coisa que você pode fazer todos os dias, pois toda criança gosta de ouvir histórias.

Mas agora que já estamos na etapa 9, provavelmente a criança já terá condições de ler por conta própria livros simples e curtos. Então, estimule-a fazer isso, pedindo para que ela leia em voz alta para você. É fundamental que esses livros possuam imagens grandes que ajudem a ilustrar a história.

Quando aparecer alguma palavra que seu(a) filho(a) não sabe ler, ajude-o(a) mostrando como se escreve e como é pronunciado cada som.

10) Ensine ritmo de leitura

Mesmo que a pontuação seja um assunto para a pós-alfabetização, é importante que desde agora você ensine seu filho a ter um ritmo de leitura adequado, respeitando pontos e fazendo a entonação das frases de maneira correta (em alto e claro som).

11) Invista em produções textuais

O melhor exercício para treinar e melhorar a leitura e a escrita é a produção de textos.

Cole imagens no caderno da criança e peça à ela para escrever uma história sobre aquela imagem, faça um sorteio com personagens e objetos e proponha a criação de uma trama. Peça à criança para escrever listas, cartas e resumos.

Sempre corrija os erros ortográficos e discuta sobre o que poderia ter sido escrito de uma forma melhor. Não esqueça de avaliar a coerência das ideias que foram colocadas no papel e a presença de um fluxo temporal adequado (início, meio e fim).

Você também pode se interessar por: