Como fazer homeschooling
O homeschooling (educação domiciliar) tem ficado cada vez mais popular, mas é normal que as pessoas que estão começando nesse assunto tenham muitas dúvidas. Uma primeira dica é ler esse artigo se você ainda tem dúvidas conceituais sobre o tema: o que é homeschooling.
Se você já entendeu o que é o homeschooling mas ainda não sabe como fazer e aplicar com seus filhos, iremos explicar tudo nesse artigo.
1) Decida se o ensino será dado pelos pais ou por professor particular
A primeira coisa a se fazer é analisar se você (pai ou mãe) terá tempo para aplicar o homeschooling pessoalmente com seu(a) filho(a), ou se será necessário contratar um professor para fazer isso. Em muitos casos você pode fazer uma mescla entre os dois, tentando dedicar o máximo de tempo possível e cobrindo as horas faltantes (se houver) com um professor.
Felizmente, conforme comentamos no artigo de definição de homeschooling, o tempo investido na educação domiciliar é muito menor do que o tempo em que uma criança fica na escola, pois é mais eficiente. E também é possível conciliar momentos de lazer com aprendizado, o que otimiza bastante o tempo de educação.
2) Organize o tempo disponível e estabeleça um cronograma
É importante para a criança ou adolescente que haja uma organização nos estudos, de maneira que fique definido, por exemplo, em qual turno será feito o estudo diário (manhã, tarde ou noite), e em quais dias da semana.
Também é importante estabelecer um cronograma de férias, pensando quais serão os meses de estudo e os meses de férias ao longo do ano.
3) Consiga um bom material
Um bom material é fundamental para que o aluno aprenda com qualidade. Esse é o ponto em que os pais possuem mais dificuldade, pois acabam indo por conta própria atrás de livros sem estabelecer uma ordem correta (hierarquia) de conteúdos, e isso pode atrapalhar bastante o aprendizado.
O material não apenas precisa ser bom no sentido de quantidade e qualidade de conteúdo, como também precisa ser didático e precisa estar em uma ordenação correta (quais assuntos são pré-requisito para outros temas).
Por isso, preparamos com muito cuidado um material que atende a todos esses requisitos, e em breve estaremos postando as atualizações nesse site. Inscreva-se em nosso canal para acompanhar as atualizações.
4) Aprenda a aplicar o material da forma correta
Depois de adquirir um material adequado, é muito importante saber aplicar. Muitos livros, por exemplo, apenas trazem o conteúdo, mas você precisa passar para a criança ou adolescente o conteúdo de forma que ele ou ela se interesse.
Isso requer um certo preparo prévio. No caso do nosso material de homeschooling, nós facilitamos essa etapa explicando como o conteúdo deve ser passado e sugerindo atividades para atrair a atenção da criança ou adolescente.
5) Acompanhe o desempenho e entenda o ritmo de aprendizado
Depois que você já estiver praticando o homeschooling, observe se seu(a) filho(a) está de fato aprendendo e absorvendo as informações. Faça os testes/provas e observe as áreas em que ele ou ela têm mais dificuldade.
Outra coisa importante é observar o ritmo de aprendizado. Se o aluno demonstra certa facilidade em aprender, não hesite em aumentar o ritmo para aproveitar o potencial que ele(a) tem!
O mesmo vale se o aluno está demonstrando dificuldades de aprendizado. Reduza o ritmo e estenda o tempo de estudo até se adequar à necessidade.
Essa possibilidade de adaptação é uma das grandes vantagens do homeschooling.
Veja também:
- Como ensinar meu filho a ler e escrever
- Como contar uma história para crianças
- Gratuito: material de interpretação para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental
Voltar para: Início