Aula sobre Sons Anasalados: M, N e Til

Para entender a fundo a diferença entre sons anasalados e orais, precisamos observar como o fluxo de ar se comporta durante a produção desses sons. Nos sons orais, como “p”, “t” e “k”, o ar é completamente bloqueado na cavidade nasal e passa apenas pela boca. Isso se deve ao fato de que o palato mole está levantado, fechando a passagem nasal.

Em contraste, nos sons anasalados “m”, “n” e “ɲ” (representado foneticamente pelo til), o palato mole desce, abrindo a passagem para que o ar flua tanto pela boca quanto pelo nariz. Esta capacidade de ressonância nasal dá aos sons anasalados sua característica inconfundível.

As regras ortográficas relacionadas aos sons anasalados são cruciais para garantir a correção na escrita e pronúncia dentro do português. Estas regras são fundamentadas nas normas estabelecidas pela gramática da língua portuguesa, que definem quando e como os sons anasalados devem ser representados graficamente.

Uso do Til:

  1. Em Palavras Simples: O til é utilizado sobre as vogais “a” e “o” para indicar nasalização, como em “mão” e “não”.
  2. Nas Flexões Verbais: Em conjugações verbais, o til é fundamental, como em “estão” (do verbo estar) e “vão” (do verbo ir).
  3. Substantivos e Adjetivos: Muitas palavras derivadas ou compostas também mantêm o til, como em “irmãozinho” (pequeno irmão) e “grandão” (grande).

Sons Anasalados sem Til:

  1. Antes das Consoantes M e N: Geralmente, a nasalização ocorre antes das consoantes “m” e “n”, mesmo sem a presença do til, como em “campo” e “tanto”.
  2. Sílabas Nasais: Outras estruturas nasais ocorrem em palavras como “hífen”, onde nenhuma marcação adicional é necessária além da presença das consoantes nasais.

Essas regras são essenciais para evitar a confusão na ortografia e garantir que a pronúncia reflita adequadamente as intenções dos falantes de português.

Exercícios de Produção e Percepção dos Sons ‘M’, ‘N’ e Til

Para consolidar o entendimento e a correta produção dos sons anasalados ‘M’, ‘N’ e til (~), é essencial praticar com uma série de exercícios específicos. Vamos explorar métodos práticos e eficazes para desenvolver tanto a produção quanto a percepção destes sons fundamentais.

Exercício 1: Articulação Controlada

  1. Produção do Som ‘M’: Peça ao aluno para fechar os lábios suavemente e fazer o som de um zumbido, como uma abelha: “mmmm”. É importante que o som continue enquanto o aluno sente a vibração nos lábios e nas cavidades nasais.
  2. Produção do Som ‘N’: Instrua o aluno a colocar a ponta da língua contra a parte superior dos dentes frontais e emitir o som “nnnn”, observando a vibração no nariz.
  3. Produção do Til: Para sons com til, como em “mão” ou “coração”, o exercício deve começar com a palavra base (ma, ca) e depois adicionar o nasalamento (mão, coração), percebendo a diferença na ressonância.

Exercício 2: Conscientização Auditiva

  1. Identificação em Palavras: Proponha uma lista de palavras para o aluno ouvir e identificar se contêm ‘M’, ‘N’ ou til, como “cama”, “galinha”, “órgão”.
  2. Distinguir Sons Orais e Nasais: Apresente pares mínimos para que o aluno distinga entre sons orais e nasais, como “pato” e “mato”, “dado” e “dano”.

Exercício 3: Leitura e Repetição

  1. Leitura em Voz Alta: Prepare um texto curto com várias palavras contendo sons anasalados e peça aos alunos para lerem em voz alta, enfatizando a correta produção dos sons.
  2. Repetição Guiada: O instrutor pronuncia uma palavra ou frase e os alunos repetem, focando na precisão dos sons nasais.

Exercício 4: Jogos de Imitar

  1. Imitação de Sons Naturais: Incentive os alunos a imitar sons da natureza que envolvem nasalidade, como o zunido de uma abelha (“mmmm”) ou o som de um jato de ar passando pelas narinas.
  2. Rimas e Trava-línguas: Utilize rimas e trava-línguas como “O rato roeu a roupa do rei de Roma” para desafiar os alunos a manter a precisão dos sons nasais.

Jogos e Atividades para Fixação dos Sons Anasalados

Para garantir que o aprendizado dos sons anasalados seja eficaz e envolvente, é fundamental incorporar jogos e atividades lúdicas no processo educativo. Vamos explorar algumas ideias criativas:

Jogo 1: Bingo dos Sons Nasais
Crie cartões de bingo com palavras que contêm ‘M’, ‘N’ e til. À medida que o instrutor lê as palavras em voz alta, os alunos marcam os sons correspondentes em seus cartões. Ganha quem completar uma linha ou coluna primeiro.

Jogo 2: Detetive Fonético
Distribua um texto curto e peça aos alunos para circularem todas as palavras que contêm sons anasalados. O objetivo é encontrar todas as palavras nasais o mais rápido possível, promovendo a atenção ao detalhe.

Jogo 3: Teatro de Marionetes
Utilize marionetes para dramatizar histórias curtas que contenham uma abundância de sons anasalados. Além de ser uma atividade divertida, ajuda os alunos a contextualizarem o uso dos sons na fala cotidiana.

Jogo 4: Memória Anasalada
Crie cartas de memória com pares de palavras que compartilhem os mesmos sons nasais, como “pão” e “coração”, “fumaça” e “manta”. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, reforçando a associação auditiva e visual.