A importância dos ditados para crianças
“Ditado” é um exercício onde a criança escreve no papel o que o professor ou um dos pais está falando. Essa é uma forma útil de se avaliar o grau em o aluno está no seu vocabulário e ortografia. Praticar esta atividade traz vários benefícios para o desenvolvimento em todos os aspectos do aprendizado escolar.
Fazer ditado desenvolve a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita. No entanto, recomenda-se que o ditado seja feito apenas para reforçar o que foi aprendido, não para ensinar a escrever.
Confira abaixo as vantagens de um ditado:
Estimula a compreensão e memória auditiva
Para escrever corretamente, é preciso entender o que está sendo dito, e isso exige as funções do cérebro para atentar e se concentrar na pronúncia.
A ortografia melhora
Quanto mais essa atividade é praticada, mais os erros ortográficos vão diminuindo. A repetição leva a criança a comparar e ir corrigindo o que foi escrito de forma incorreta e a obter o êxito esperado.
Ajuda a desenvolver a comunicação
Como fazer um ditado é o uso das linguagens oral e escrita, quando a criança for se comunicar pela fala, ela irá utilizar o que ficou gravado nos exercícios, assim terá muito mais desenvoltura ao interagir com outras pessoas.
Melhora a capacidade ativa
Como o ditado tem certo ritmo, fazer essa atividade mantém a criança “ligada” o tempo todo, o que faz o cérebro permanecer ativo e atento para responder adequadamente.
Auxilia na autocorreção
Aprender com os erros é excelente para memorizar. Além disso, outra maneira cooperar para o desenvolvimento da criança é por meio do auto ditado. Nessa atividade, a criança deve escrever a partir de uma figura, e quanto mais ela tentar escrever as imagens, mais irá pensar e aumentar o vocabulário.
Outro exercício de auto ditado é pedir para a criança escrever todas as palavras que ela conhece que iniciam com a letra “F”, por exemplo, e fazer o mesmo com as demais letras.
Isso estimula a habilidade de se auto corrigir. É muito importante que esse processo seja feito pelo próprio estudante sem o auxílio do professor.
Veja também: