Trava-línguas para crianças
Trava-línguas é uma brincadeira muito educativa, que traz uma boa dose de diversão para crianças e adultos. Consiste em dizer uma frase com palavras difíceis de pronunciar e que “enrolam a língua” (e também devem ser repetidas cada vez com mais rapidez).
A tentativa de falar sem errar acaba resultando em muitas gargalhadas, enquanto está, ao mesmo tempo, ensinando a criança a pronunciar as letras e vocábulos corretamente. O trava-línguas pode ser simples, começando com uma frase de três ou quatro palavras, e depois pode ir evoluindo para frases cada vez mais longas e complexas, como alguns poemas ou historinhas curtas.
Benefícios
Esse exercício, sendo praticado regularmente, traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, sendo que alguns deles são:
Auxilia na memória: a repetição das frases amplia a memória, ainda que as mesmas não sejam compreendidas totalmente, como no caso de palavras que significam coisas abstratas.
Estimula a imaginação: a mente infantil, sendo muito criativa, associa as palavras com imagens para entender melhor o que está dizendo.
Promove a desinibição: repetir em voz alta cada trava-língua, uma vez que é divertido, ajuda a desinibir a criança de falar em público e facilita a interação com os demais.
Desenvolve a linguagem verbal: auxilia no uso dos músculos envolvidos na fala e sua articulação, além de melhorar a compreensão e o significado de cada palavra e o uso combinado delas.
É terapêutico: serve como um ótimo auxílio no aprendizado de crianças com dificuldades de dicção. Principalmente no caso das que são mais introvertidas, essa “brincadeira” ajuda a exercitar a articulação dos sons de maneira clara, diminuindo o medo que a crianças costumam ter de se sentirem rejeitadas ou diminuídas por sua dificuldade, já que todos estão rindo quando “erram”, e nesse caso, errar é o divertimento!
Dica para iniciar: começar falando devagar, soletrando bem cada sílaba e, assim, repetindo a frase. Após isso, ir aumentando a velocidade. O exercício pode ser feito individualmente ou com pequenos grupos de crianças. Depois de já terem alguma prática, pode-se fazer uma pequena competição. Quanto mais as crianças praticarem, melhor se sairão.
Qual a idade que se pode dar início ao ensino do trava-línguas?
Para a maioria das crianças, o trava-línguas já pode ser feito a partir dos dois anos. É importante ressaltar que o aprendizado dos fonemas vai ocorrendo até os 5 anos de idade, então eles vão sendo adquiridos com o tempo. Geralmente, as crianças com dois anos estão recém começando a pronunciar a letra “l”, como em “lua”. Os encontros consonantais como o “tr”, “lh”, “cr” “fr”, “gr”, “pl” e “bl”, costumam ser pronunciados somente mais tarde, assim também como o som do “r” fraco, da palavra “arame”ou “laranja”. Não se deve exigir que haja uma resposta correta logo no início. Quanto maior for a prática dessa “brincadeira”, mais a criança será capaz de responder corretamente.
Abaixo, segue um conjunto de trava-línguas separado por níveis de dificuldade. É possível simplificar ainda mais, adaptando cada um conforme a idade da criança. Sempre é bom explicar o significado das palavras que a criança não conhece. Isso ajudará no desempenho dela.
Trava-línguas Nível fácil: a partir dos dois anos
– Lambe o lábio.
– Pinta a ponta.
– Porta preta.
– Porco bravo.
– Lindo lírio.
– O eco ecoa aqui.
– Tacho chato.
– O pinto pia e a pia pinga.
– Fia o fio no ferro frio.
– O rato roeu a roupa roxa do rei.
– O rio corria e Maria ria.
– Casa suja, chão sujo.
– A vaca malhada tá molhada.
– Teto sujo suja o chão.
– O papa papou o pão.
Trava-línguas Nível médio
– O filho afia o fio fino da faca.
– Três tigres tristes e três pratos de trigo.
– Chega de cheiro de cera suja.
-A babá boba bebeu o leite do bebê.
– O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
– A pia pinga, o pinto pia. Pinga a pia, pia o pinto.
– Uma trinca de trancas trancou Tancredo.
– Atrás da porta torta tem uma porca morta.
– Lá vem o velho Félix,
Com um fole velho,
Tanto fede o velho Félix,
Como o fole do velho fede.
– O caju do Juca
E a jaca do cajá
E o caju do Cacá.
Nível difícil
– Pilha de palha e telha velha. Telha na pilha e palha na velha.
– A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
– Toco preto, porco fresco, corpo crespo
– Bagre pronto, o branco padre tranca a grade.
– Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
– Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo e o papo soltando o vento.
– Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
– Um limão, mil limões, um milhão de limões.
Confira também: