Atividade 1: a passagem do tempo e as folhas

Materiais necessários:

  • 1 cartolina branca
  • 1 cola
  • 1 canetinha

Leve a criança até um parque, pracinha ou qualquer outro lugar que possua árvores. Peça para que ela colete folhas diferentes umas das outras (folhas secas, verdinhas ou murchas). 

Solicite também que a criança recolha as sementes que encontrar pelo caminho.

Após a coleta, peça à criança para posicionar as folhas em ordem e colá-las na cartolina, seguindo a ordem abaixo: 

sementes – folhas jovens – folhas velhas

Depois que o cartaz estiver pronto, peça à criança para inventar um título para ele, escrevendo de canetinha na parte superior da folha. Pergunte:

– Você acha que esse cartaz mostra como o tempo está passando?

– As folhas “nasceram” em tempos diferentes?

– Quais são as folhas que estão “vivas” há mais tempo?

– E quais as folhas que estão “vivas” há menos tempo?


Atividade 2: paisagens urbanas

Materiais necessários:

  • 2 folhas brancas
  • Material de desenho
  • Apoio para desenhar nas folhas (um livro de capa dura já é suficiente)

Leve a criança até uma pracinha ou qualquer outro ambiente ao ar livre que possua, no mínimo, algumas árvores, grama ou areia.

Peça para que ela mostre para você tudo que foi feito pelo homem naquela paisagem (exemplo: prédios, asfaltos, brinquedos da pracinha) e tudo que faz parte da natureza.

Sente com a criança em um banquinho e solicite que ela desenhe e pinte, em uma das folhas, a paisagem que está vendo (com o máximo de detalhes possíveis).

Na segunda folha, peça para que desenhe a mesma paisagem, mas apenas com o que foi feito pelo homem (ela pode usar o desenho anterior e “passar por cima” apoiando a segunda folha sobre a primeira).

Peça para que ela compare os dois desenhos, perguntando:

– Qual dos desenhos você achou mais bonito? Em qual deles você gostaria de morar?

– Como seria nossa cidade se não existissem mais árvores ou natureza? Seria melhor?

Para finalizar a atividade, você pode mostrar a apresentação abaixo (clique na imagem). Converse com a criança sobre as transformações que o homem pode fazer na natureza, seus limites, vantagens e desvantagens.

Exemplos de vantagens: as pessoas podem viver juntas, têm o conforto de estar perto de tudo que precisam (escolas, hospitais, supermercados).

Exemplos de desvantagens: a vida em um ambiente poluído, o trânsito, a falta de contato com a natureza.


Atividade 3: como o sol mostra a passagem do tempo

Pergunte à criança:

Como você acha que as pessoas mediam o tempo antes de existirem os relógios?

Explique:

Antes de existirem relógios, as pessoas sabiam o horário aproximado observando o sol. Você já percebeu que o sol parece mudar de lugar quando olhamos para o céu?

Dê uma volta com a criança em um dia ensolarado. Marque com uma pedra um ponto tomado pelo sol (pode ser um lugar na calçada, ou na grama, apenas tome cuidado para escolher um ponto que irá estar sombreado dentro de algumas horas). Espere uma ou duas horas e volte para o mesmo ponto. Pergunte:

– Este lugar aqui não estava pegando sol antes? Por que agora não está?

Os antigos observaram o sol assim como nós acabamos de fazer. Eles descobriram que: 

– Mais ou menos ao meio do dia o sol está lá em cima, no “meio” do céu;

– Quando amanhece o sol está mais baixo (na linha do horizonte) e quando o dia está terminando, o sol também está mais baixo, mas do lado oposto ao que amanheceu.

Peça para que a criança, com base nessas informações, tente adivinhar o turno em que as fotos abaixo foram tiradas (manhã, tarde, à tardinha, ao meio dia, etc.)


Você também pode levar a criança em turnos e dias diferentes para passear, pedindo sempre que ela desenhe, em uma folha branca, o posicionamento do sol no céu. Ao final dos dias de observação, faça a comparação da posição do sol e ajude-a a perceber a diferença entre os turnos (manhã, meio dia, final do dia).

OBSERVAÇÃO: esta atividade pode ser desenvolvida com crianças pequenas e tem como objetivo apenas a reflexão sobre nossa percepção do tempo tendo como referência o sol. Isso não atrapalha, de forma alguma, o aprendizado (que será apresentado mais tarde) dos movimentos de rotação e translação da terra e sua posição relativa ao sol.

Dica: confira essa lista de materiais e atividades para a quarentena.