Ditado de palavras para o 2º ano
Na prática do ditado, principalmente para as crianças menores, é conveniente agrupar as palavras por temas específicos, como: animais, frutas, brinquedos, família, verbos, entre outros. Esse exercício também pode ser feito usando grupos de encontros consonantais das palavras, como:
– “lh”: ilha, telha, molho, rolha
– “mb e mp”: pomba, tambor, tampa, ímpar
– “nh”: ninho, banha, aranha, pinho
– “br”: brilho, braço, broto, abrir
– “ss” e “rr”: correr, arreio, passear, assobio, assado
E ainda é possível utilizar todos esses ao mesmo tempo para fazer um desafio, sendo sempre interessante variar o máximo possível, adequando-se à capacidade da criança.
Há várias maneiras de aplicar o ditado e é importante alternar para que os alunos não fiquem desmotivados, pois os alunos nessa fase gostam de aprender e brincar, podendo ambas as coisas serem feitas ao mesmo tempo (melhorando os resultados).
Tipos de ditado para crianças do 2º ano
Ditado de frases curtas: pode ser dado em uma folha com uma figura embaixo da outra. Cada frase do ditado inclui a palavra que essa imagem representa e pode ser escrita ao lado. Exemplo: “O [imagem] vive na lagoa”. A imagem no caso seria de um sapo e a criança teria que completar.
Ditado com palavras de som semelhante: agrupar palavras parecidas facilita a compreensão. O professor pode escrever uma palavra e falar as outras. Por exemplo, começando com “atleta”, as demais palavras poderiam ser: atlas, atlético…
Ditado com uma caixa: o professor ou pai pode pegar uma caixa de papelão e colocar várias coisas dentro. Conforme os objetos vão sendo tirados da caixa, as crianças vão escrevendo os seus respectivos nomes.
Veja também: